Os 7 temperos do empreendedor de sucesso – FACPED
Como salvar o seu orçamento dos pequenos desperdícios
17 de maio de 2016
14ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
17 de maio de 2016
Exibir Tudo

Os 7 temperos do empreendedor de sucesso

Recentemente fui convidada para aplicar um workshop em espanhol sobre um programa de trabalho em equipe chamado Le Gourmet. Participaram 100 gerentes, 10 equipes, e profissionais de 10 países da América Latina.

Estávamos em uma competição para ver quem fazia a melhor sobremesa. Foram exatos 60 minutos, e no final, todas as sobremesas estavam prontas. Foi interessante observar que havia equipes colaborando entre si. Algumas pesquisaram para entender melhor a sobremesa, mas em geral, todos se organizaram de uma maneira orgânica ou sistematizada.

Durante a ação circulei entre as equipes e tomei nota das observações, que foram parte do feedback fornecido aos participantes, no fechamento da atividade. Em seguida, informei que não era Chef, mas sim uma consultora para conduzir esta atividade. Alguns não acreditaram e continuaram a perguntar sobre o critério de avaliação.

Correlacionei todo este aprendizado às vivências que observo dos empreendedores, sendo eu mesma uma empreendedora. Diria que a receita não é fácil, porque geralmente você nunca empreendeu antes, é uma receita nova. Seguir um processo aumenta a chance de sucesso, mas não é a maior qualidade dos empreendedores.

Vamos ver o que podemos aprender com os Chefs:

Estratégia: querer participar, decidir ser um empreendedor, ou estar abertos às oportunidades que surgem; e

Processo: escolher uma receita, ou seguir um processo (adaptando ou criando), mas com uma certa disciplina. Também vale aquela disciplina interior, que te sinaliza para qual caminho seguir. Um método de planejamento como o ‘Canvas’ é ótimo, pois faz com que você pense e se estruture.

Conheça as habilidades e atitudes, em 7 temperos especiais:

– Amar – Você ama o que faz? O amor ajuda a sonhar, te dá forças a prosseguir quando ninguém mais consegue, e aí sim você se torna um vencedor. É a energia mais forte do universo para qualquer empreendedor;

– Coragem – Saber começar de novo, mesmo quando não deu certo, pois pode ser na próxima tentativa que o sucesso ocorra;

– Criatividade – Ao desenvolver um novo negócio a criatividade é uma habilidade necessária para dar volta ao que não pode ser enfrentando. O caminho raramente é reto e flui, ele dá voltas, é sofrido, e a criatividade ameniza o caminho;

– Disciplina – Seguir um roteiro ou processo, revisar se algo não deu certo, voltar ao processo e seguir adiante;

– Foco – Do começo ao fim o foco se faz necessário. Como é que vamos conseguir realizar um projeto se não terminar o que foi proposto? Cabe lembrar a importante função do coach, que pode ser um elemento de reforço ao seu foco;

– Perdoar – Vamos errar muitas vezes, e é assim que você aprende. Então, aprenda a perdoar-se e a perdoar os outros. Não os culpe, assuma sua responsabilidade e siga em frente mais leve; e

– Trabalho em equipe – O trabalho em equipe se faz necessário, mesmo que você esteja empreendendo de maneira solo, pois é com parcerias que você consegue otimizar seu trabalho e ir mais longe, com melhores soluções.

Vamos experimentar novos temperos no dia a dia e avaliar o que ganhamos em utilizá-los?

 

Autor(a): Ingrid Schrijnemaekers
Fonte: Administradores – http://goo.gl/zbuE0c

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *