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ENADE 2015

Bem-vindos (as) ao ambiente FACPED/ENADE, aqui você ficará por dentro de todos os passos para obter um bom desempenho no exame. Comece entendendo a importância do ENADE.

O ENADE é de importância imprescindível para a avaliação do curso superior. É por meio deste exame que o Ministério da Educação e Cultura – MEC visa promover a melhoria do ensino no país. Sendo assim como o desempenho dos estudantes no ENADE é um dos critérios para determinar o conceito do curso, quanto melhor a nota na prova, mais positiva será a avaliação. Assim, é importante que os estudantes selecionados para representar o curso seja o principal interessado no sucesso alcançado com o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes – ENADE.

Logo ao cursarmos uma determinada Faculdade, o nome da instituição fica indelevelmente associado ao nosso histórico profissional. Será uma marca “eterna” em nosso currículo, para o bem, ou para o mal.

Atenção: Devido à exigência do MEC, a participação é obrigatória! A não participação impedirá a colação de grau e a emissão do diploma.

Por que existe o ENADE? Quem será avaliado?

O ENADE existe para avaliar a aprendizagem dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo previsto nas diretrizes curriculares do respectivo curso, suas habilidades e competências. Participam do exame os estudantes concluintes dos cursos avaliados.

Realizarão a prova os alunos de cursos que conferem diploma de graduação tecnológica em gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

ENADE? O que é?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é uma prova realizada a cada três anos, por curso, e que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais.

Os resultados do ENADE são utilizados pelo Ministério da Educação na elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e seus respectivos cursos superiores. Também refletem diretamente no ranking nacional de todos os cursos e universidades.

Vamos nos preparar para realizarmos uma boa prova e valorizarmos nosso diploma e nosso currículo!

Material de Apoio

Dicas para garantir bom desempenho no Exame

Como se preparar?

– Leia jornais e revistas porque os temas sociais e atuais têm predominado nas principais avaliações do país nos últimos anos. A leitura também ajuda a aumentar o vocabulário.

– Tire as dúvidas antecipadamente com o seu professor sobre as questões específicas. Dúvidas na hora da prova só aumentam a ansiedade, o que será prejudicial nesse momento.

– Faça o Enade com consciência e valorize seu diploma. Você só vai ter essa chance.

No Dia do Exame

– Procure controlar o tempo. Em algumas provas você tem menos de dois minutos para resolver cada questão! Não se assuste. Algumas questões você responderá normalmente em poucos segundos, sobrando tempo para as outras. Mas todo cuidado é pouco. Atenção para não gastar muito tempo em uma questão difícil, enquanto que o mesmo tempo poderia lhe garantir várias questões mais fáceis.

– Antes de passar as respostas para o gabarito, verifique se não se esqueceu de resolver ou pulou alguma questão.

– Há quem diga que reler a prova na hora de entregar as respostas gera muitas dúvidas e você poderá ser tentado a mudar algumas. Se achar MESMO que alguma resposta deva ser mudada, faça-o; entretanto se tiver dificuldade em se decidir por duas respostas não mude a que marcou da primeira vez. Só mude a resposta se tiver certeza de que estava errada.

– Preste muita atenção na hora de transcrever as respostas da prova para o gabarito. Erro nesse momento é desastroso.

– Inicie sua prova pelas questões discursivas, em seguida responda as objetivas.

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Questões Objetivas

Destine a essas questões um tempo maior, em relação às questões objetivas, pois terá melhor desempenho quem souber redigir e estruturar bem suas ideias. Para responder corretamente as questões discursivas, você deve:

– Identificar claramente a situação ou problema proposto: O que é mesmo que a questão está solicitando Qual o assunto ou conteúdo envolvido

– Atentar para o enunciado ou comando: compare, analise, justifique, cite, exemplifique, retire do texto, etc. Fazer o que o enunciado pede é fundamental, estrutura inadequada muitas vezes acaba zerando a questão;

– Associar a situação identificada a um conjunto de princípios, leis e generalizações que explicam ou solucionam o problema;

– Identificar aspectos relevantes e secundários. Este certamente é um dos pontos fundamentais – e um dos mais difíceis – para bem responder a questões discursivas. Como há limitação de tempo e, sobretudo, de espaço (a questão só pode ser respondida dentro do espaço próprio a ela destinado), o aluno deve decidir quais aspectos da questão devem ser explicitados, quais podem apenas ser referidos ou mencionados e quais podem ser omitidos. A capacidade de avaliação e de discernimento do aluno, nesse julgamento, é crucial para a atribuição dos pontos ou conceitos, por parte do examinador;

– Estabelecer um esquema ou estratégia de abordagem da situação: decidir os passos e caminhos a serem percorridos;

Cuidados nas respostas

Formular a resposta na linguagem verbal ou simbólica adequada à situação, atentando para o vocabulário e terminologia técnica apropriada, observando as seguintes especificações:

1. Faça períodos curtos, pois os longos podem tornar o texto confuso e criar problemas de coesão e coerência;

2. A clareza e a objetividade são itens muito importantes;

3. Evite a repetição e nada de gírias. Corrigir o rascunho antes de passar a limpo é uma boa medida.